Nos dias de hoje muitas pessoas estão cheias de dívidas ou querem comprar um objeto, mas não tem condições financeiras.
Para resolver esses problemas, a maioria resolve fazer um empréstimo pessoal que pode ser outra forma de se afundar nas dívidas.
Uma boa dica para não ficar ainda mais endividado é obter um empréstimo pessoal barato.
Como ficar a pagar pouco no emprestimo?
As 3 dicas para obter um empréstimo pessoal barato podem ser seguidas por qualquer pessoa que está com orçamento apertado, mas não quer ficar ainda mais endividado.
Crédito consignado – Essa modalidade de empréstimo tem as menores taxas de juros do mercado.
O que é o crédito consignado?
Para quem não sabe, o crédito consignado é aquele empréstimo que desconta as parcelas diretamente do salário ou benefício do INSS, por isso, o risco para a instituição financeira é baixo.
A taxa média de juros do empréstimo consignado é de 3% ao mês para trabalhadores do setor privado e 1,9% ao mês para funcionários públicos, de acordo com o Banco do Brasil.
Para se ter uma ideia a taxa de juros de um cartão de crédito é de 13,9% ao mês.
Segunda dica, é o empréstimo pessoal comum.
Os juros desse empréstimo ficam em torno de 7% ao mês, de acordo com o Banco Central.
Porém, entre os bancos e financeiras, os juros variam entre 1,42% ao mês e 22,19% ao mês.
Antes de contratar um empréstimo pessoal, realize pesquisas com todos os bancos e financeiras e escolha a melhor opção, ou seja, a com menos juros.
Leve em conta a taxa de juros e o custo efetivo total – Das 3 dicas para obter um empréstimo barato, essa é a mais importante.
Os juros são somente as taxas cobradas em operações de crédito.
O que é o CET?
Por isso, antes de contratar um empréstimo, é necessário comparar não apenas a taxa de juros como também o Custo Efetivo Total (CET) da operação.
O CET inclui todos os encargos que serão cobrados pela financeira ou pelo banco para emprestar dinheiro como: impostos, taxa de abertura de crédito e seguros.
Nem sempre a instituição que disponibiliza a taxa de juros mais baixa tem o custo total mais barato.
Todas as instituições financeiras são obrigadas pelo Idec a informar o CET para a pessoa que quer contratar um empréstimo.
Portanto, se está precisando de dinheiro, siga as 3 dicas para obter um empréstimo pessoal barato e tenha cuidado para não ficar mais endividado.
Fazer um empréstimo é uma atitude que deve ser tomada em último caso quando não tiver outra saída.