Emprestimos

Como calcular seguro desemprego

Como calcular seguro desemprego
Como calcular seguro desemprego
0 Partilhas

Como calcular seguro desemprego

O seguro desemprego é uma ajuda em dinheiro dada a todo trabalhador desempregado que precisa de um auxílio financeiro para obter uma estabilidade por um tempo determinado.

Dessa maneira, o trabalhador pode ter tranquilidade até encontrar um novo emprego.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

O seguro desemprego é um direito do trabalhador formal e doméstico demitido sem justa causa ou pela dispensa indireta, que acontece quando o empregado solicita judicialmente a dispensa do trabalho, afirmando que o empregador não está cumprindo o contrato.

O trabalhador que tenha tido o contrato suspenso por participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador, o pescador profissional durante o período de defeso (quando não pode pescar).

O trabalhador que foi resgatado de condição semelhante à de escravo e o trabalhador que está dentro dos 16 meses, contados da data da última demissão.

Somente o próprio beneficiário pode fazer o saque do seguro desemprego, com algumas exceções: quando as parcelas serão pagas através de procuração, quando o beneficiário está preso, quando o segurado não pode ser encontrado e as parcelas serão pagas ao curador designado pelo juiz, o segurado morreu, quando o segurado não tem condições de saúde para sacar o seguro desemprego, dentre outras.

Como calcular seguro desemprego

Calcular seguro desemprego não é muito difícil.

O trabalhador tem que primeiramente, calcular a média dos últimos 3 salários antes de ser dispensado.

Para calcular seguro desemprego também é preciso colocar tudo como: o valor fixo do salário, percentagens, comissões, gratificações, diárias para viagem (quando ultrapassam a metade do salário devido ao empregado) e abonos pagos pelo empregador.

Deve-se juntar tudo dos últimos três meses antes da demissão, calcular por 3 e assim terá o valor que receberá no seguro desemprego.            

Para o trabalhador que é pago por hora, dia, semana ou quinzena, para calcular seguro desemprego, o valor considerado deve ser o valor mensal equivalente, ou seja, proporcional.

O seguro desemprego para pescadores resgatados da escravidão, empregados domésticos e pescadores artesanais, é de 1 salário mínimo.

Como receber o seguro desemprego?

  • Após calcular seguro desemprego, o trabalhador deve fazer o pedido do benefício e para isso ele precisa dos seguintes documentos:
  • Documento de identificação
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Documento de identificação de inscrição no PIS/PASEP
  • Requerimento de Seguro Desemprego/ Comunicação de dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego
  • TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), com o código 01 ou 03 ou 88.
  • Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho.
  • Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho;
  • Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos
  • CPF.

Portanto, agora que aprendeu a calcular seguro desemprego, leve todos os documentos para o local indicado pela empresa e dê entrada no seu benefício.

Veja também Calculo de empréstimo pessoal

0 Partilhas