Empréstimo consignado INSS
Nos dias de hoje conseguir dinheiro para fazer tudo que é necessário se tornou algo muito difícil, pois, as coisas estão cada vez mais caras e para cumprir com todos os compromissos é necessário ganhar muito bem.
Para pagar alguma dívida urgente ou comprar algo necessário a melhor opção é fazer um empréstimo.
São muitas as modalidades de empréstimos, sendo que uma das mais indicadas é a modalidade do empréstimo consignado, no qual a quantia é descontada em folha, ou seja, a parcela é descontada antes da pessoa receber o salário ou aposentadoria.
Empréstimo consignado INSS
Aposentados e pensionistas agora contarão com novas regras do empréstimo consignado INSS.
O órgão fez algumas mudanças para tornar o controle dos empréstimos mais rígidos.
O empréstimo consignado INSS que é a modalidade de crédito mais comum e acessível para pensionistas e aposentados agora está mais segura, pois, serão prevenidas e minimizadas as chances de fraude.
Outro ponto de preocupação é diminuir o assédio aos segurados pelas financeiras e pelos bancos.
Novas regras do empréstimo consignado INSS
1 – Bancos só poderão oferecer consignado para novos aposentados e pensionistas após 6 meses
Bancos e financeiras só poderão oferecer crédito ou cartão de crédito consignado para os novos beneficiários, após 6 meses de pensão ou aposentadoria.
O prazo tem como base a Data de Despacho do Benefício ou DDB, ou seja, a data de emissão do benefício.
Essa mudança foi necessária por causa do alto volume das reclamações dos segurados.
Apenas entre o começo de 2016 e o primeiro semestre de 2018, a ouvidoria do INSS recebeu mais de 97 mil reclamações.
Aposentados e pensionistas que quiserem contratar um empréstimo consignado antes de 6 meses deverão ir presencialmente a um banco e pedir o desbloqueio da operação.
Mesmo assim, há uma carência mínima de 90 dias após o recebimento do primeiro pagamento.
2 – Bancos terão que oferecer mais informações sobre o cartão de crédito consignado
Outra mudança em relação ao empréstimo consignado INSS é a garantia de mais informações sobre a contratação do cartão de crédito consignado.
O cartão funciona como o empréstimo consignado e também tem parte da sua fatura descontada automaticamente todo mês do benefício.
O desconto mensal é limitado a 5% do valor total da fatura.
Neste caso a margem consignável utilizada é exclusiva, quer dizer, mesmo quem já tem um empréstimo pode adquirir o cartão.
Com a nova regra, a partir deste ano, as novas solicitações do cartão de crédito consignado deverão vir acompanhadas de um Termo de Consentimento Esclarecido (TCE).
A exigência é parte de um acordo extrajudicial firmado entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Instituto do Seguro Social (INSS) e a Defensoria Pública da União (DPU).
Portanto se é aposentado ou pensionista e precisa de um empréstimo consignado INSS, conheça as novas regras e solicite o seu.