Empréstimo sobre a RMC
Empréstimo sobre a RMC
Emprestimos

Empréstimo sobre a RMC

20 Partilhas

Empréstimo sobre a RMC

Os empréstimos estão cada vez mais populares, pois, as pessoas precisam pagar contas ou realizar algum projeto e o dinheiro que recebem mensalmente é insuficiente.

Para quem é aposentado ou pensionista do INSS ou servidor público tem à sua disposição o empréstimo consignado, que é aquele descontado diretamente no salário ou benefício.

O empréstimo sobre a RMC é um empréstimo consignado normal que cobra taxas e encargos de cartão de crédito direto na folha.

RMC (Reserva de Margem Consignada) é uma imposição encontrada na maioria dos empréstimos consignados, na qual o aposentado, pensionista ou servidor público recebe cobranças mensais de um cartão de crédito, mesmo que não seja utilizado.

Muitos bancos e instituições financeiras quando concedem um empréstimo consignado acabam empurrando outro serviço que não foi contratado que é um cartão de crédito.

As taxas e faturas desse cartão começam a ser descontadas no pagamento ou benefício e quando a pessoa não usa o cartão é descontado um valor mínimo.

 Mesmo sabendo que vão comprometer seu salário ou benefício os aposentados, pensionistas e servidores públicos acabam contratando o empréstimo sobre a RMC, no qual, são descontados automaticamente não só os valores das parcelas do empréstimo como também as taxas e faturas do cartão de crédito.

 O empréstimo sobre a RMC é amparado na Lei n° 10.820/2003, que autoriza o desconto em benefícios e folhas de pagamento atendido o limite de 35% do valor do benefício, devendo reservar 5% exclusivamente para pagamento do cartão de crédito.

 Por contar com juros baixos, já que os pagamentos são garantidos, o empréstimo sobre a RMC consignado se tornou popular rapidamente.

Muitos aposentados se surpreendem com o recebimento de faturas para pagamento de cartão de crédito vinculado à instituição financeira ou banco.

Na realidade, a maioria dos aposentados, pensionistas e servidores públicos vão atrás de um empréstimo consignado comum.

Eles nunca solicitaram cartão de crédito consignado.

Entretanto, os bancos que buscam lucrar de qualquer forma, fazem com que as pessoas contratem esse cartão de crédito maquiado de empréstimo consignado.

Aposentados e pensionistas devem ter cuidado com empréstimos

Os aposentados e pensionistas devem ter cuidado com esse tipo de empréstimo.

Eles devem pedir o seu Histórico de Empréstimos Consignados, junto ao INSS para analisarem se existe algum desconto sucessivo e indevido em seu contracheque com o nome de “Reserva de Margem para Cartão de Crédito”.

Muitas das instituições financeiras empurram esse tipo de empréstimo sem se quer avisar ao contratante que acaba assinando um contrato de empréstimo consignado comum e começa a receber cobranças de cartão de crédito que nem está usando.

Então tenha cuidado. 

20 Partilhas

Sobre o Autor

Joaquim Borges

Joaquim Borges

Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas
Especialização em Finanças
Curso de Formação Profissional Anti-Money Laundering & Counter-Terrorism Financing
Acção de Formação Obrigações Fiscais em sede de Imposto sobre o Rendimento