Emprestimos

Marcar perícia no INSS

Marcar perícia no INSS
Marcar perícia no INSS
0 Partilhas

Marcar perícia no INSS

Por se tratar de um serviço prestado pelo Governo Federal, o INSS ( Instituto Nacional de Seguro Social) sempre gera polémica ao se tratar de consultas marcadas para avaliação do segurado.

De um lado, o empregado reclama da demora em ser atendido, e de outro lado, o empregador reclama do resultado da perícia médica.

Como marcar perícia no INSS

A perícia médica feita pelo INSS deve ser solicitada sempre que algum dano de saúde estiver influenciando no desenvolvimento produtivo do trabalhador.

Essa solicitação de consulta independe da origem do dano; pode ser feita para verificar doenças desenvolvidas pelo funcionário por alguma circunstância que em nada tenha a ver com a empresa ou quando o empregado tiver se envolvido em algum acidente de trabalho ou desenvolvido alguma doença em decorrência das atividades desenvolvidas em seu emprego.

Esta perícia serve para determinar se o empregado está apto para continuar trabalhando ou se ele precisa se afastar por algum tempo do trabalho, o famoso ato de “se encostar”.

Durante este período o segurado recebe amparo da Previdência Social, e não pode ser demitido da empresa com a qual mantém vínculo.

Para marcar perícia no INSS, você já não precisa mais ficar em filas inacabáveis dos postos do INSS, basta fazer seu agendamento eletrônico pelo site da Previdência Social.

Para isso, tenha em mãos seu CPF, seu NIT (Número de Inscrição do Trabalhador), e em casa de ser empregado doméstico, é necessário, também, informar o CPF e o nome completo do empregador.

Mas vale lembrar que os médicos do trabalho que trabalham para a Previdência Social são muito rigorosos, e nem sempre concedem o afastamento.

Como marcar perícia no INSS

Porém, o trabalhador realmente não consegue desenvolver suas atividades e não conseguiu o afastamento, pode entrar com uma ação judicial para novos exames.

Como podem ser processos demorados, evite transtornos desnecessários.

Se cuide e trabalhe com atenção.

0 Partilhas

About the author

Fernanda Claudia

Fernanda Claudia

Possui certificados e especializações em finanças corporativas e gestão de investimentos da University of California Berkeley Extension.